Daktari (palavra em Swahili para "médico") é uma série de televisão estadunidense do gênero "Aventura", transmitida originalmente pela Rede CBS de 1966 a 1969. A produção foi da Ivan Tors Films Production em parceira com a MGM Television. No Brasil a série foi transmitida pela Globo.
A série foi baseada no filme de 1965 Clarence, the Cross-Eyed Lion com o famoso leão vesgo Clarence. Clarence aparece também na série e a câmara frequentemente mostra seus olhos e imagens dobradas para simular o seu problema de visão. O animal não pode caçar e com isso fica aos cuidados e se torna um dos mascotes do Dr. Tracy, um veterinário que vive na selva africana e cuida dos animais, tanto os domésticos dos nativos como os selvagens, feridos por caçadores ou com algum outro problema médico ou que se tornam ameaças.
O produtor Ivan Tors escreveu a história do Dr. Tracy inspirado no trabalho do Dr. A.M. "Toni" Harthoorn e a esposa Sue, que mantiveram um orfanato de animais em Nairóbi.[2] Dr. Harthoorn realizou uma incansável campanha a favor dos direitos dos animais e desenvolveu juntamente com sua equipe o uso de armas com dardos tranquilizantes,[3] capazes de sedarem os animais e com isso possibilitar a captura, sem machucá-los gravemente.
A clínica veterinária fictícia do Dr. Tracy é a Wameru Study Centre for Animal Behaviour localizada na África Oriental.
A CASA DOS LEÕES
A FOTÓGRAFA
MORTE SOB O SOL
O REINADO DE JUDY
A VINGANÇA DO LEOPARDO
ATIRAR PARA MATAR
MORTE SOB O SOL
O LEÃO VESGO
UMA ESPIÃ NA AFRICA